Coordenadora: Sonia Purin da Cruz, Ph.D.
É professora de Microbiologia na UFSC – Campus Curitibanos desde 2012. Leciona Microbiologia nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Possui título de Ph.D. em Agronomia, na área de Ciência do Solo, com concentração em Microbiologia Ambiental e Aplicada. Seu título foi obtido sob orientação do Ph.D. Joseph B. Morton, maior autoridade mundial em pesquisa com fungos micorrízicos arbusculares, na West Virginia University, Estados Unidos (www.wvu.edu). Suas linhas de pesquisa estão ligadas a inoculantes microbianos, microbiologia do solo e da água.
Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7965959750702344

Sonia no Alaska, com o Monte Denali ao fundo. Seu plano de aposentadoria é morar lá com seu marido Roger e suas oito cadelas (mas talvez nem todas estejam vivas até lá, rsrs) e desfrutar, todos os dias, das magníficas paisagens desse lugar tão espetacular.
“Sou fascinada pelos microrganismos e inúmeros, maravilhosos processos que eles realizam, em todos os lugares desse planeta. Acredito que eles são pilares da produção agrícola e florestal sustentável, e transmitir um pouco dessa extraordinária área do conhecimento aos meus orientados, abrindo assim oportunidades no meio acadêmico e no mercado de trabalho, é minha maior motivação dentro da UFSC. Cada um dos orientados que faz parte desse processo é extremamente importante, e logo abaixo você pode conferir um pouquinho da história de cada um”.
Equipe:
Abilio Spautz Netto
Andrei Luis Kraemer

Sou acadêmico do curso de agronomia na UFSC – Campus Curitibanos desde 2020.1, atualmente cursando a 7° fase, participo da equipe do GMicro UFSC Curitibanos desde 2022.1. Tenho interesse em aprender e desenvolver mais sobre a atuação dos microrganismos nos processos biológicos que eles realizam, beneficiando a agricultura e também o planeta, pois se sabe que eles tem diversas funções nos mesmos, assim se pode produzir de uma forma ainda rentável e também com maior sustentabilidade.
Armando Paulo Fuxe Ngola

Me chamo Armando Paulo Fuxe Ngola. Sou acadêmico do curso de agronomia na UFSC – Campus Curitibanos desde 2021.2, atualmente cursando a 6° fase, participando da equipe do GMicro UFSC Curitibanos desde 2023.2 Tenho interesse na área da Agricultura de Precisão para identificação de nutrientes e gases do solo e em solos no geral, com isso pretendo aprender e desenvolver mais sobre a atuação dos microrganismos nos processos biológicos.
Caio de Lima
Eliza Cembranel Etges

Me chamo Eliza Cembranel Etges, sou acadêmica de Medicina Veterinária da Ufsc. Minha área de interesse é trabalhar com animais silvestres e selvagens, e entrando no laboratório de microbiologia quero iniciar um projeto que agrege na minha profissão, e também conhecer mais desse mundo incrível da microbiologia com a professora Sonia e os colegas do laboratório.
Emerson Gabriel Cardoso dos Passos

Me chamo Emerson, desde pequeno carrego no sangue o amor pela agricultura, formado técnico em agropecuária, cursando graduação em Agronomia e agricultor juntamente com a minha família.
Estela Kovalski

Meu nome é Estela sou natural de Itaiópolis SC, sou acadêmica de agronomia desde 2021/2.
Sou filha e neta de agricultores, carrego no peito a paixão pela agricultura.
Cresci em meio a lavouras, e devagar fui desenvolvendo um amor por tudo que o agricultor faz pra produzir o alimento, sei da dificuldade e da luta que é trabalhar sol a sol para levar alimento a mesa de tantas pessoas.
Espero adquirir muito conhecimento junto ao Gmicro, para que cada vez mais possamos ajudar a agricultura evoluir mais e mais.
Fernanda Pucci Rosa

Através da microbiologia me senti completa e realizada com o curso que escolhi. É uma área bastante ampla, e minha paixão é principalmente por laboratório, cultivando esses microrganismos que possuem tamanha importância para nossa área. Trabalhar com a microbiologia da água e microrganismos resistentes me mostrou como o que fazemos é importante para a saúde pública e para a preservação ambiental. Fazer parte do Gmicro é a melhor experiência que a universidade me proporcionou.
Grazieli Medeiros

Heloisa Delmonego Hess

Me chamo Heloisa Delmonego Hess, sou acadêmica do curso de agronomia, ingressei no curso com intuito de aprimorar e obter grandes conhecimentos na área, e com o sonho de inovar a agricultura atualmente, venho em busca de realizar estes propósitos por meio do Grupo de Pesquisa em Microbiologia Ambiental (GMicro).
Isabella Pinheiro Soldatelli

Meu nome é Isabella Pinheiro Soldatelli, estudo Medicina Veterinária na UFSC. Sou apaixonada pelos animais e quero poder ajudá-los a ter uma vida melhor e cuidar de sua saúde. O projeto realizado no GMicro envolve a identificação de fungos e micotoxinas presentes na ração de animais de produção e quais seus efeitos em seu organismo e nos consumidores de seus derivados.
Julia dos Santos Ganen

Julia Ganen, integrante do Gmicro que nesta caminhada acadêmica se apaixonou pelo mundo dos microrganismos, e hoje é muito grata por poder fazer parte deste grupo e vivenciar experiências tão incríveis e juntamente destas pessoas. Seu atual projeto engloba o cultivo de micorrizas in vitro e seu uso como indicadores de poluição, pensando em respostas a agrotóxicos. Este projeto pelo qual fez a acadêmica encantar-se por esta relação simbiótica mutualística que tem tanto a oferecer para os sistemas produtivos e ao ambiente que nos rodeia.
Letícia Gonçalves Camargo

Cursa Engenharia florestal na UFSC, faz parte da Gmicro desde 2021 e desde então cada vez mais se apaixona pelo mundo dos microrganismos. Desde que entrou no Gmicro teve muitas oportunidades e experiências que levará para a vida. Atualmente auxilia no projeto da Anna Beatriz, juntamente com a ATO participações, onde são avaliados os efeitos do extrato pirolenhoso sobre espécies florestais, sendo um dos primeiros grupos do Brasil a realizar estudos a média e longo prazo com o mesmo. Seu atual projeto é avaliar a qualidade microbiológica da água e do solo em Curitibanos.
Lucas Smaha Grando

Acadêmico de Agronomia Lucas Smaha Grando, trabalhando com o grupo desde 2019. Inicialmente o interesse de saber mais sobre produtos inoculantes despertou a vontade de participar do grupo. Foram cerca de dois anos participando de trabalhos com inoculação em milho, soja e aveia preta. Nos últimos dois anos vem trabalhando com a utilização de extrato pirolenhoso na cultura da soja. E ainda assim continua com os trabalhos sobre inoculantes com os demais integrantes.
Luiz Eugênio Concari

Aluno do curso de agronomia da UFSC Campus Curitibanos. “Trago grande amor pela agricultura, por influência dos meus avós, criei uma grande paixão por essa profissão, desde pequeno dizia que gostaria de cursar agronomia e por em diante a cultura agrícola da minha família. Tenho grande gosto pelo solo, e tudo que ele oferece, hoje juntamente com a orientadora prof. Sonia, estou tendo a chance de pôr em prática e aperfeiçoar meus conhecimentos, descobrindo o fantástico mundo dos microrganismos e o grande papel deles no solo e nas plantas!
Mateus Solanha

Cursando a oitava fase de agronomia, tem como projeto avaliar resultados da co inoculação com Azospirillum brasilense, Pseudomonas fluorescens, Bacillus aryabhattai, Bacillus circulans e Bacillus haynesii
Nathan Antunes de Souza

Tenho 21 anos, Estou entre o 6° e o 9° período do curso de Agronomia, estou desenvolvendo um experimento com reinoculação de bactérias fixadoras de N em pastagens na fazenda Gemelli. Meus principais interesses são na área de forragicultura e produção animal voltada para área de ruminantes.
Rogerio Kormann

Formado em Tecnologia de Sistemas de Informação pela UDESC, atualmente é acadêmico da décima fase de Agronomia e servidor na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Faz parte do GMicro desde 2020.
Tainara da Silva Perin

Sou aluna do Curso de Agronomia, estou participando no GMicro há dois anos, onde já pude crescer muito, a cada trabalho dos demais colegas é gratificante, pois há muita troca de experiências e aprendizado. Atualmente estou realizando um experimento a campo intitulado de Reinoculação da cultura do trigo associado a redução da adubação nitrogenada.
A profª Sonia é uma excelente orientadora e amiga, sem ela nos apoiando e auxiliando com os tantos anos de carreira, jamais seria possível ter um grupo tão grande e com tantos trabalhos diversificados
Tatiele Baroncello

Meu nome é Tatiele, sou acadêmica do curso de Agronomia. Participo do GMicro desde 2022.2, assumi um projeto a campo que já estava em andamento no qual tive a oportunidade de associar um mundo que a professora Sônia me apresentou e achei fascinante, com um que sempre gostei. Estarei avaliando o desempenho do uso de inoculantes microbianos em pastagens, visando diminuir custos no uso de adubação nitrogenada aos produtores e contribuir com o meio ambiente.
Thais Fernandes Ronsani

Acadêmica de Engenharia Florestal, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Tem experiência no laboratório de microbiologia, onde realizou dois projetos na área de Microrganismos Promotores de Crescimento Vegetal, foi voluntária com bolsa de iniciação científica e desenvolveu um projeto intitulado “Isolamento e caracterização de Rizóbio de Bacatinga (Mimosa scabrella Benth.), da mesorregião Curitibanos, planalto central de Santa Catarina”. Atualmente está trabalhando com a qualidade do solo e aporte de serapilheira em ecossistemas de Araucária (Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze).
Thaís Ribeiro Mattiuz

Meu nome é Thaís Ribeiro Mattiuz, sou estudante de medicina veterinária da UFSC. Tenho como objetivo trabalhar além dos animais, com foco em saúde e bem estar animal e humana através da alimentação de produtos de origem animal. O projeto desenvolvido com o GMicro tem como foco Fungos e Toxinas presentes na ração de animais de produção e suas consequências para os mesmos e para os consumidores de seus derivados
Vinicius José Farias

Vinícius José Farias, cursando a oitava fase de Agronomia. Atualmente desenvolve uma pesquisa com respeito ao o uso de Azospirillum brasilense em trigo para silagem.